Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010

Kirby's Epic Yarn

Já jogo Kirby há bastante tempo, mas não tenho ficado satisfeito com os últimos jogos*. Quando soube que ia sair um novo Kirby para a Wii, fiquei muito curioso para ver como é que ia ficar.

 

Já joguei, e acabei por achar o jogo interessante o suficiente para chegar ao fim (joguei a dois). O jogo tem bastante variedade! Não deixa de ter níveis com base nos quatro elementos - terra, fogo, água, ar - que têm tendência para aparecer em praticamente tudo o que é jogo de plataformas. Mas surpreendeu-me terem tentado fazer níveis que fossem além dos temas dos elementos.

 

Mesmo assim, sinto dificuldade em recomendar este jogo. Além de que é preciso gostar do aspecto gráfico, que não me parece que vá agradar a toda a gente, fiquei com a impressão que é daqueles jogos que uma vez que se chega ao fim, raramente voltamos a jogá-lo**.


 

*Comecei a jogar Kirby no Gameboy, primeiro o Dreamland 2, e depois o Dreamland 1. Gostei muito desses jogos, joguei várias vezes do início ao fim. Muito mais tarde, no tempo das Playstations, joguei o Kirby's Adventure versão NES. Gostei ainda mais que dos Kirbys do Gameboy e tornou-se no meu Kirby favorito.

 

Desde então, já devo ter jogado praticamente tudo o que é Kirby 2D e não voltei a encontrar um jogo que tivesse gostado tanto como estes três. Regra geral, não voltei a achar muita piada aos jogos desde que o Kirby ficou "rosa choque". Nem o Kirby Super Star me convenceu, mesmo depois de ter jogado várias versões e de me dizerem que é o "melhor" Kirby de todos. Desconfio que a razão principal foi o jogo ser uma colecção de mini-jogos de plataformas que em termos de "universo", tinham pouco a ver uns com os outros (ao contrário do jogo do NES que era uma única grande aventura).


 

**Joguei o Kirby's Epic Yarn em duas Wiis na mesma altura e como não andei a passar os saves de uma para a outra, acabei por jogar parte do jogo duas vezes, em paralelo. Quando fiz isto, apercebi-me que a maneira como se podem passar os níveis é muito limitada. O próprio nível pode ter variedade, mas acabamos por ter apenas uma maneira de o atravessar. Isto contrasta muito com o Kirby do NES, onde podíamos apanhar vários poderes durante o mesmo nível, ou até fazer um nível com poderes que apanhámos noutros níveis.

 

Infelizmente, parece que não há caminhos alternativos durante os níveis, e os próprios níveis vão ficando disponíveis sempre pela mesma ordem. Encontrei níveis secretos (2 por mundo), mas acabei por perceber que são desbloqueados sempre da mesma maneira - depois de descobrir como se chega ao primeiro, sabemos todos.

publicado por Terebi-kun às 09:46
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1 comentário:
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2010
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