Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Os problemas que o Miyamoto inventa

Essa é uma habilidade que não temos medo de usar: criar problemas que não existem. Já vem de trás, já os gregos antigos faziam coisas como o Paradoxo de Zeno (que só é paradoxo se nos deixar-mos levar pela linha de raciocínio da pergunta. Eventualmente Aquiles alcança a tartaruga e ultrapassa-a).

 

E aqui temos o "pai" do Mario e do Zelda a criar problemas:

 

"Há uma coisa que aconteceu com o Zelda e com o Mário. Quando passámos para os gráficos de polígonos, gráficos 3D, isso criou uma barreira para algumas pessoas, que não estavam à vontade a jogar num mundo em três dimensões. Não acho que foi um erro, mas tornou-se mais difícil para algumas pessoas jogarem."

 

Problema do Miyamoto: porque é que as pessoas que jogavam Mario/Zelda 2D, em geral não jogam também Mario/Zelda 3D?

 

Explicação do Miyamoto: Mario/Zelda 3D são mais complicados.

 

Donde é que aparece o problema, e porque é que o problema não existeSe acharmos que a versão 3D desses jogos são uma continuação da versão 2D, realmente parece estranho que pessoas que jogavam o jogo antigo, não queiram jogar a nova versão. Mas, e se de uma versão para a outra, se tiverem transformado em jogos diferentes?

 

Indo a outros exemplos, houve géneros de jogos que fizeram uma "boa" passagem do 2D para 3D. Para quem jogava jogos de carros em 2D, o 3D não parece ter afastado essas pessoas. Jogos de futebol também parece não terem sofrido. E como estes, há outros exemplos.

 

Pode-se dizer que estes jogos já tinham um gameplay 3D, mesmo quando eram a "2D". Pois isso pode implicar que quando passaram de 2D para 3D, não mudaram assim tanto. Alguém que jogasse Lotus III, pode também conseguir pegar no Need for Speed Underground e jogar imediatamente.

 

Jogos de corrida a passar do 2D para o 3D

 

Já em relação ao Mario, por exemplo, não se pode dizer a mesma coisa:

 

Super Mario a passar do 2D para 3D 

 

E neste caso, não só a maneira de jogar é bastante diferente, o objectivo do jogo é ele diferente também. No 2D, o objectivo é andar numa direcção (direita, neste caso) até chegar ao fim do nível. No 3D, temos que explorar um nível à procura de estrelas escondidas.

 

E no Zelda? 

Zelda a passar do 2D para o 3D 

 

Como o Zelda já tinha um gameplay 3D, parece que a passagem foi mais fácil. No entanto, houve coisas fundamentais, como o combate, que mudaram muito. Como a perspectiva é diferente (terceira pessoa, em vez de top-down), já não conseguimos ver os inimigos à nossa volta e torna-se mais difícil controlar o combate. Tentaram resolver isto com o "Z-targeting", mas isso implicou fazer a câmara focar-se num inimigo de cada vez, quando nos jogos anteriores dávamos cabo de vários inimigos ao mesmo tempo sem problemas. 

 

 

A partir do momento em que consideramos que as versões 3D destes jogos são substancialmente diferentes da versão 2D anterior, o "problema" que o Miyamoto coloca desaparece: sendo jogos diferentes, vão agradar a pessoas diferentes. Não há nenhuma razão para que as pessoas que joguem um, tenham que gostar do outro. Se não gostar de jogos de ténis, não vou passar a gostar porque está lá o Mario.

 

No final disto tudo, o Miyamoto (e a Nintendo) até deviam estar contentes. Afinal, têm duas "marcas" em vez de uma! Sendo as versões 2D e 3D jogos diferentes, podem lançar jogos dos dois na mesma consola. Em vez disso, fazem um problema/"mistério" por um deles não vender tanto como o outro.

 

Em relação ao Mario fizeram isso, quando lançaram o Super Mario Galaxy 2 e o New Super Mario Bros Wii. Falta ver em relação ao Zelda. 

publicado por Terebi-kun às 11:05
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1 comentário:
De Anónimo a 17 de Junho de 2011 às 22:35


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