Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

Yahtzee é "Hardcode do HD"

*Again...Edit*: Yasako- We are not alone in our disappointment!

 

Sinto-me desiludido com o Yahtzee, do Zero Punctuation. Só há pouco tempo descobri a coluna dele, o "Extra Punctuation", e de a ler fico cada vez mais com a impressão que ele é outro "Hardcore do HD". E como "Hardcore do HD" que se preze, anda a evitar o contacto com a realidade.

 

Esta semana foi para falar no Mario da Wii. Na semana passada, ele já tinha dito durante o vídeo que um jogo como o New Super Marios Bros. Wii não devia existir. Esta semana explica um pouco melhor:

 

"They've always had a tendency to labor their franchises, but at least for a while they made an effort to move forward with each one."

 

 

"I remember saying in my Mario Galaxy review, there's nowhere to go once you've gone into space. [...] after space is just going to be not moving forward but shuffling sideways, if not outright stepping backwards."

 

 

É normal, jogos são entretenimento, e queremos experiências novas. Mas esta ideia de ter que sempre haver um "avanço em frente" é típico do "Hardcore do HD".  E o que significa avançar? O Super Mario Wii é um avanço, tanto pelo multiplayer como pelos níveis: pela primeira vez, aparecem plataformas e blocos que mudam de ângulo, há moedas que se movem, há inimigos gigantes misturados com os de tamanho mais normal, até há novos power-ups que não suckam. E embora (e infelizmente) os temas dos mundos sejam os mesmos que o jogo da DS (mundo do deserto, mundo do gelo...), os níveis são bastante diferentes.

 

Mas para o "Hardcore do HD" nada disto conta. Um jogo 2D do Mario nesta altura é "voltar atrás" simplesmente porque é 2D.

 

"this has brought us to things like New Super Mario Bros Wii, which is a fairly large and bold step backwards. What is the purpose for its existence?"

 

"People have hazarded to me that it's a move to introduce the classic Mario to a new audience. If that's the case, it's a pretty stupid way to do it. You know how you introduce classic Mario to a new audience? You make them play classic Mario!"

 

Outra característica do "Hardcore do HD": não concebem que outras pessoas possam querer jogar um novo Mario a 2D, em vez de jogar de novo, pela enésima vez, os jogos antigos. Não concebem que haja quem prefira os Marios 2D aos Marios a 3D. Não concebem que possam haver novas pessoas, que nunca jogaram, a querer experimentar um Mario a 2D na sua consola actual.

 

"Story is and remains equally as important as gameplay. Left 4 Dead never really had a story - it had a setting, and strong characters, but it didn't have a plot. Nothing wrong with that, there are plenty of games that get by on pure gameplay, but they don't have the lastability, and they'll never be anything more than a quick bit of fun."

 

 

Esta foi a frase que finalmente me convenceu que ele é um "Hardcore do HD". Gostava de saber como é que no mundo dele encaixam a maior parte das pessoas que jogam, que voltam uma e outra vez aos Tetris, Marios, Gran Turismos, FIFAs e PES, Guitar Heros, Wii Sports, Tekkens, FreeCells e afins. Até porque tinha a impressão que quando a componente história de um jogo é muito grande, o que costuma acontecer é arruma-lo num canto depois de se chegar ao fim.

 

"he knows people who will buy and play every new Mario game regardless of perceived quality simply because "it's Mario." I responded - in retrospect, a little too hastily - with "yeah, it's like talking to people who believe in God.""

 

Sim, há mesmo pessoas assim. Mas como o "Hardcore do HD" não percebe que pode haver pessoas além destas a querer jogar um Mario 2D, a única conclusão que pode tirar é que se o jogo vende, é acima de tudo, por causa destas pessoas. No entanto, se consultarmos alguns números de venda:

 

 Estas vendas são apenas no Japão, onde o Mario a 3D não vende tão bem como no ocidente.

 

Nota-se um desinteresse cada vez maior em relação aos jogos do Mario. Mesmo a passagem para 3D não evitou esta tendência. Os jogos serem Marios não evitou que as vendas baixassem. Portanto, o Mario não vende porque é o Mario. Provavelmente, vende porque, além de ser um Mario, é um jogo de plataformas a 2D, e é um bom jogo neste género.

 

Até digo: nem precisava de ser um Mario, desde que fizessem um bom jogo de plataformas a 2D era suficiente. Não seria a primeira vez, houve uma altura em que um newcomer teve pelo menos hipótese de destronar o Mario (agora contenta-se em andar competir contra ele nos jogos olímpicos).

 

Acho que isso só não acontece mais, e isto raramente é mencionado, porque fazer um bom jogo de plataformas 2D é difícil. Especialmente, o level design. Reparei nisso pela primeira vez quando joguei no Sonic Advance: os gráficos eram bons, a jogabilidade também, mas o desenho dos níveis pareciam tão random que perdi o interesse em jogá-lo.

 

Voltando ao gráfico, o spyke mais recente aparece com o New Super Marios Bros. na DS. A hipótese que se coloca é que havia sede para um bom jogo de plataformas a 2D, e isso reflectiu-se nas vendas do Mario da DS. Depois do Mario passar a 3D, foi o primeiro Mario novo a 2D que se fez. E foi esta a razão para se fazer um Mario a 2D na Wii. That is the purpose for its existence. Há indicações que há muitas pessoas a quererem jogar um Mario novo a 2D. E este Super Mario Wii é o primeiro Mario a 2D que aparece numa home console (em vez de uma portátil), desde que o Mario passou a 3D.

publicado por Terebi-kun às 13:23

editado por Yasako em 20/12/2009 às 21:02
link | comentar
2 comentários:
De jonasnuts a 26 de Dezembro de 2009 às 11:32
Este post está em destaque na Homepage do SAPO, tab "Jogos".

:)
De Yasako a 26 de Dezembro de 2009 às 12:07
Wow! XD

Obrigada pelo comment nós nunca íamos reparar!

^_^

(printscreen,printscreen,printscreen!)

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